Apoio a Pais (presencial e online)

SERVIÇO: Apoio a pais de bebês, crianças e adolescentes.

OBJETIVO: O objetivo fundamental é chamar a atenção para a importância das tarefas do contexto ambiental e relacional para a conquista da constituição psíquica e do amadurecimento emcional saudável pelo bebê, pela criança e pelo adolescente. 

  • Compreender o conjunto de sintomas apresentados palo bebê ou criança, até seus 3 anos de idade
  • Compreender a dinâmica da família, especialmente a relação dos pais e as formas de atuação junto ao bebê / criança
  • Apoiar os pais no resgate da confiança para tornarem o ambiente familiar mais saudável para o bebê / criança
  • Orientar e acompanhar no sentido de mudanças necessárias no ambiente e na postura junto ao bebê / criança
  • Alcançar uma boa possibilidade de holding (cuidados) e vinculação com o bebê
  • Alcançar uma bom processo de separação-individuação (desmame), preparando o bebê  criança para a realidade externa
  • Compreender o conjunto de sintomas apresentados pala criança ou pelo adolescente
  • Compreender a dinâmica da família e demais ambientes em que a criança ou adolecente está inserido
  • Apoiar os pais no resgate de sua confiança e suas habilidades para tornarem o ambiente familiar mais saudável
  • Orientar e acompanhar no sentido de mudanças necessárias no ambiente e na postura junto à criança ou adolescente

PRESSUPOSTOS: Um bebê traz consigo, de forma inata, determinadas tendências e potenciais para seu crescimento e amadurecimento emocional. Entretanto, tais tendências só vão progredir se ele puder contar com o auxílio de um amabiente familiar que lhedê, no início, uma devoção bastante segura e ermanente para, em seguida, entrar em uma nova fase, de separação, onde o bebê tem chances de conquistar mais autonomia e independência. Do sucesso destes processos em muito dependerá a sua entrada nos relacionamentos sociais e na própria realidade externa. Ajudar os pais nestes processos é requisito fundamental para evitar inúmeras psicopatologias no bebê / criança. Então, não podemos esquecer que, quando adultos, sabemos que boa parte de nossos conflitos emocionais deriva de nossas experiências muito primitivas. Experiências que nos remetem à forma como o bebê foi sustentado no colo durante seus primeiros meses e como se deu o processo de maior independência com o desmame.

Por outro lado, a criança e o adolescente ainda estão em um ritmo inicial de amadurecimento e sua entrada na realidade externa (relação com os pais, escola, amigos, etc.) ao mesmo tempo que lhes causa empolgação traz à tona sentimentos de insegurança, medo e aspectos de sua imaturidade emocional. Isso pode potencializar conflitos, crises e levar a criança e o adolescente a desenvolver sintomas que levam à instabilidade emocional, dificuldades de relacionamento e comportamentos antissociais. Então, a criança ou adolescente está em pleno desenvolvimento, não só físico mas, especialmente, emocional e o papel dos ambientes que lhe cercam é decisivo em muitos aspectos, pois não só podem criar distorções no ego, mas ter efeitos curativos. E, quanto mais cedo os pais perceberem alterações emocionais, de comportamento e o aparecimento de sintomas na criança ou adolescente, maior as chances de se resolver tudo a partir de mudanças do próprio ambiente. Isso significa que nem sempre a criança "VEIO assim", ou "É assim", nem sempre é uma questão de mais "disciplina ou rigor", e menos ainda pode ser uma questão de "medicamentos". Tudo isto pode ser fruto de diagnósticos muito apressados que só trazem CULPA aos pais.

METODOLOGIA: A compreensão da dinâmica familiar e do casal deve ser seguida de um resgate das condições de confiança e das habilidades parentais para atuação junto ao bebê / criança. Esse processo exigirá, portanto, além da compreensão e da recomendação de mudanças, algumas intervenções que deverão ser acompanhadas psicoterapeuticamente no consultório. O pano de fundo deste trabalho é atuar junto aos pais para que eles possa se oferecer ainda melhores para seu filho. Pode acotecer de surgirem necessidades de indicações de processos psicoterapêuticos individuais quando as questões do próprio amadurecimento estiverem se tornando um obstáculo a um bom ambiente familiar. O apoio e orientação, então, se dá no sentido de acompanhar, por alguns encontros, a dinâmica do "cuidado" dispensado pelos pais e/ou outros cuidadores, ao bebê nestes seus dois primeiros anos de vida, visando sua maior independência e capacidade de adentrar em espaços mais amplos de sociabilidade, com segurança e vivacidade.

Por outro lado, pode acontecer que, em virtude dos sintomas apresentados, seja recomendada a psicoterapia da criança ou adolescente para que se possa resolver seus conflitos internos e seus aspectos de imaturidade. Mas, isso não exclui que mudanças devam ser feitas no ambiente, e pode surgir, também, a necessidade de se sugerir a psicoterapia para os pais, ou um dos pais, conforme apresentem dificuldades emocionais para as necessárias mudanças. Ou seja, o acompanhamento visa fundamentalmente os pais. O objetivo, assim, em alguns encontros, é o de compreender a dinâmica familiar e chamar a atenção para o fato de que as transformações vividas pela criança e pelo adolescente exigirão dos pais processos de mudança tornando-se, muitas vezes, pais "diferentes", com novas funções, para que possam continuar oferecendo um bom ambiente para acolher as dificuldades vividas pelos filhos em sua maior entrada na realidade externa. Compreender esta dinâmica familiar a partir dos relatos e da própria transferência entre o casal e o analista, compreender os efeitos ambientais de escola e amigos e acompanhar as transformações no dia a dia da família através de novas posturas e nintervenções formam o eixo metodológico deste trabalho.

SESSÕES: O acompanhamento se dará pelo tempo necessário para que os pais recuperem sua confiança e implementem as mudanças necessárias para poderem melhor lidar com os sintomas de seu filho ou do próprio ambiente familiar. Os encontros são no próprio consultório ou pela modalidade online. As sessões podem ser semanais em dia e horário previamente marcados (regulares) ou ocasionais (sob demanda), duram cerca de 50 a 60 minutos.

Caso tenha interesse e precise de mais informações por favor entre em contato aqui mesmo pelo site ou (92) 99247-3776 (Henrique)

Abraços,

Henrique Silva.