Sobre Henrique Silva

Olá, uma rápida apresentação!

Sou psicanalista com formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo (CEP). Venho, originalmente, das áreas da História e Ciências Sociais, tornando-me especialista em Sociopsicologia pela Escola Pós-Graduada de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), além de Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Por 17 anos fui professor universitário em Brasília, São Paulo e Manaus mas, já há alguns anos dedico-me integralmente às atividades do consultório de psicanálise e à organização de seminários e grupos de estudo.

Minha inserção na psicanálise se deu de forma gradativa como resultado de uma ampliação de meus interesses teóricos e profissionais já que durante um bom tempo atuei como consultor de estudos qualitativos onde a tarefa era a de estabelecer perfis sociais, políticos, culturais e econômicos que me traziam a necessidade de aprofundar os estudos acerca da subjetividade humana. Foi assim que caminhei em direção a uma formação específica em um centro de estudos de longa tradição psicanalítica no Brasil. A partir daí, a formação teórica e a possibilidade de estudos e prática supervisionada se somavam à análise pessoal que já fazia parte de minha rotina, fundando-se o alicerce de minha atuação profissional.

Hoje, dedico-me exclusivamente ao campo psicanalítico, com consultório particular, onde ofereço atendimento e supervisão clínica, além de buscar contribuir com a formação continuada de estudantes e outros colegas profissionais através de "Seminários Introdutórios à Psicanálise", "Cursos Breves de Técnica Analítica" e "Estudo de Textos Psicanalíticos", com a participação de colegas de todo o Brasil.  

Minhas principais áreas de estudo são os procedimentos técnicos envolvidos na relação do analista com o analisando no contexto de adoecimentos da transicionalidade, especialmente as manifestações de tendências antissociais, estados borderline e quadros depressivos.

Atualmente minhas atuações se dão organizadas da seguinte forma:

  • Coordeno o Espaço Winnicott de Psicanálise, onde concentro minhas atividades profissionais de atendimento clínico e oferta da agenda de estudos;
  • Coordeno o GEPW - Manaus (Grupo de Estudos Sobre o Pensamento de D. W. Winnicott) que reúne estudantes e profissionais interessados em estudos sistemáticos da obra de grandes psicanalistas, especialmente Winnicott;
  • Membro fundador e coordenador de estudos do Percurso - Grupo de Estudos e Formação em Psicanálise, junto às colegas Juliana Lima e Andreia Batista, que tem o objetivo de oferecer formação em Psicanálise e promover a disseminação da psicanálise através de encontros e grupos de estudos, sempre com apoio e participação de colegas de diversos estados do Brasil. Certamente, uma experiência inovadora e que deixará bons frutos para a cidade de Manaus, fortalecendo a prática psicoterapêutica e psicanalítica.

Fico à sua disposição!

Henrique Silva, agosto de 2018