Supervisão Clínica (presencial e online)

A supervisão clínica é um dos pilares da formação contínua de um profissional que atua com orientação teórica e clínica psicanalítica. Juntamente com a formação teórica e a análise pessoal forma o tripé que sustenta a atuação de um profissional que se dedica ao estudo do inconsciente do psiquismo humano.

Pra que serve a supervisão? Ela é um espaço onde proliferam "fantasias" tanto por parte do supervisionando quanto do supervisor, e quase todas elas tendo como ponto central uma suposta relação discípulo/mestre. Não é bem assim que as coisas devem funcionar. É claro que a supervisão é o local privilegiado para o analista elaborar sua técnica, interpretando a teoria de uma forma muito especial e própria, mas isso não se dá com um "aprendizado" recebido do supervisor e sim a partir de uma experiência que a supervisão proporciona: a de aperfeiçoar a escuta e a relação com o seu próprio paciente

Então, teoria e técnica, embora presentes, abrem espaço ao estilo e às capacidades que o próprio amadurecimento do supervisionando permitem na sua relação com seu paciente. Não é de "saber" que estamos falando. Talvez isso possa parecer frustrante para alguns supervisionando que buscam (atendendo suas fantasias) a supervisão como "pronto-socorro" para seus dilemas. Mas, seus dilemas principais estão mesmo na relação com o seu paciente e não somente no diagnóstico em si.

A supervisão que ofereço é de base psicanalítica, com recurso às contribuições especialmente trazidas por Freud, Ferenczi e Winnicott e cabe enfatizar que é um processo onde o supervisionando tem a oportunidade de perceber-se na relação com seu paciente. Assim, o processo tem como objetivo central auxiliar o profissional em sua atuação a partir de três direções:

  1. O aperfeiçoamento de sua capacidade de escuta acerca das necessidades e demandas do paciente
  2. O aperfeiçoamento de sua capacidade diagnóstica e de identificação das organizações defensivas trazidas pelo paciente
  3. O aperfeiçoamento de sua capacidade de ofertar aquilo que as necessidades e demandas do paciente requerem, através do holding, da interpretação e do manejo das condições em que organiza o setting analítico e psicoterapêutico.

Disponibilizo a supervisão nos seguintes formatos:

  • Presencial e Online - Encontro com duração de cerca de 60 minutos 

Por favor, caso tenha interesse, entre em contato para solicitar disponibilidade de horários.

Henrique Silva